Justiça Global acompanha investigação sobre assassinato de trabalhadores rurais no Paraná

Início Notícias e análises Justiça Global acompanha investigação sobre assassinato de trabalhadores rurais no (...)

trabalhadores rurais assassinados no paranaA Justiça Global realiza missão, em conjunto com organizações e entidades, como observadora externa de direitos humanos no município de Quedas do Iguaçu, região sudoeste do estado do Paraná. A missão busca acompanhar as investigações sobre o assassinato de dois trabalhadores rurais na tarde do dia 07 de abril. O atentado às famílias do Acampamento Dom Tomás Balduíno deixou também dois trabalhadores feridos.

Nesta quarta (11) e quinta-feira (12) será realizada a reconstituição da cena do crime no assentamento em Quedas do Iguaçu, com peritos da Polícia Federal, que também conta com o acompanhamento da Comissão de Direitos Humanos da OAB. Estão ainda previstas agendas com autoridades envolvidas nas quatro frentes de investigação: Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Federal, e também com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), órgão de investigação que congrega membros do Ministério Público, Polícia Civil e Polícia Militar.

O atentado ao Acampamento Dom Tomás Balduíno é uma das brutais evidências do acirramento da violência no campo. Apenas no ano de 2016, 24 defensores de direitos humanos foram assassinados, todos ligados à luta por terra e território. O recrudescimento da violência expõe a chaga aberta da injustiça fundiária no país, e aponta para a necessidade de enfrentamento das causas estruturais que colocam em risco a vida e integridade física de mulheres e homens que atuam na linha de frente da defesa dos direitos humanos no país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *