Fim da revista vexatória nos presídios de Pernambuco

Home News and analyses Fim da revista vexatória nos presídios de Pernambuco

Os parentes de presos no sistema carcerário de Pernambuco não terão mais que passar por inspeções e revistas pessoais que venham a ferir sua dignidade e honra. Uma portaria publicada no Diário Oficial do Estado, no último dia 16, proíbe a chamada revista vexatória em presídios, penitenciárias, cadeias públicas, e hospitais de custódia e tratamento psiquiátrico.

Com o fim desse procedimento, ficará proibido o contato manual com partes íntimas de pessoas, desnudamento total ou parcial, uso de cães farejadores ou qualquer tipo de revista que signifique a introdução de objetos nos corpos. Da mesma forma, as revistas devem ser feitas em locais visíveis, preferencialmente com a utilização de dectores de metais e outros equipamentos de segurança que possam identificar a posse de armas ou drogas.

A portaria que determinou a mudança é a 258/2014, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. Caso os servidores descumpram as medidas definidas por ela, poderão passar por processos administrativos disciplinar.

A Rede Justiça Criminal, da qual a Justiça Global faz parte, tem feito um trabalho incessante para que esse procedimento seja banido não apenas de Pernambuco, mas de todo o país. Conheça a campanha aqui: www.fimdarevistavexatoria.org.br

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *