Asseora-especial para prevenção de genocídio visita Rio de Janeiro

Home News and analyses Asseora-especial para prevenção de genocídio visita Rio de Janeiro

Foto: Samuel Tosta/IbaseA subsecretária-geral das Nações Unidas e assessora especial para Prevenção de Genocídio, Alice Wairimu Nderitu, está no Rio de Janeiro e se encontra nesta quinta-feira (11/5) com organizações da sociedade civil que atuam na área da defesa dos direitos humanos e combate à violência. O encontro será na sede do Ibase e reunirá cerca de 80 representantes de ONGs, associações e familiares de vítimas de chacinas, coletivos e movimentos sociais. A atividade é restrita a convidados(as).

A agenda de Alice com a sociedade civil brasileira foi organizada pelo Fórum Ecumênico Act Brasil, Act Alliance e Articulação para o Monitoramento dos Direitos Humanos no Brasil. O encontro do Rio de Janeiro teve a coorganização do Ibase, Justiça Global, Projeto Legal, Movimento Nacional dos Direitos Humanos e Koinonia Presença Ecumênica.

Alice Wairimu Nderitu está no Brasil desde o dia 2 de maio e já passou por comunidades indígenas Yanomami, em Roraima, e Guarani Kaiowá, no Mato Grosso do Sul. A representante da ONU também se reuniu com equipes de governos e autarquias federais, como Ibama, o Conselho Nacional de Direitos Humanos, a Advocacia Geral da União e Ministério Público Federal. As ministras Sônia Guajajara, dos Povos Indígenas, Anielle Franco, da Igualdade Racial, e Ana Moser, do Esporte, também receberam a subsecretária.

As visitas fazem parte da missão da ONU para conhecer comunidades e territórios afetados por diferentes tipos de violências, especialmente indígenas, afrodescendentes, povos de terreiros e matrizes africanas e demais grupos vulnerabilizados.
A assessora especial dará uma coletiva de imprensa virtual no Rio de Janeiro, amanhã, dia 12.

O credenciamento está sendo feito pelo Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio).