Missão especial analisa situação de violência policial no Rio de Janeiro

Plataforma DHESCA, que reúne 40 organizações, visitará Complexo do Alemão
Documento final será usado para incidência em espaços nacionais e internacionais

fb_missaoalemaoA violência policial na cidade do Rio de Janeiro foi tema da missão da Plataforma DHESCA Brasil, de 9 a 12 de setembro. A plataforma é uma rede formada por 40 organizações da sociedade civil, que promovem direitos humanos, econômicos, sociais, culturais e ambientais. A proposta foi visitar as favelas do Complexo do Alemão e se reunir com ativistas, movimentos, mães e familiares de vítimas do Estado para a produção do relatório sobre o Impacto das Políticas Econômicas nos Direitos Humanos no Brasil, que tem por objetivo evidenciar as consequências das políticas econômicas de austeridade adotadas pelo Brasil a partir de 2014 em diversas áreas, como a de segurança pública.

Na missão no Rio de Janeiro, o relator da Plataforma, Orlando Junior, abordou questões como a suspensão de aulas em decorrência de ações policiais e o caso específico de Rafael Braga, única pessoa presa dentro do contexto dos protestos de 2013 que ainda continua na cadeia. A história de Rafael possui uma série de elementos emblemáticos que evidenciam o racismo entranhado no sistema de justiça criminal. A relação da falência desse modelo de segurança pública com a crise imposta ao povo pela administração pública estará no enfoque.

Além da missão no Rio, a Plataforma DHESCA realizou mais outras quatro missões: os conflitos no campo e o desmantelamento da política de reforma agrária, em Goiás, Pará e Mato Grosso; a situação dos povos indígenas e da Funai, no Maranhão e no Pará; a população em situação de rua e as políticas públicas para ela, em São Paulo e Paraná; e a tríplice epidemia, tratando da falta de assistência  às mulheres e mães de crianças com microcefalia, relacionada ao desmonte do SUS e do Plano Nacional de Saneamento Básico, em Pernambuco. O relatório final vai conter recomendações ao governo federal, assim como também será usado para incidência política, em espaços nacionais e internacionais.

Comments are closed.