Acesse aqui as publicações produzidas pela Justiça Global, como livros, relatórios, folhas informativas, infográficos, folhetos, revistas, manuais, revisões, cartilhas, cadernos, entre outros.

Operação Contenção: análise da operação mais letal da história à luz dos padrões internacionais de uso da força e investigação de mortes

O dia 29 de outubro de 2025 amanheceu sombrio na cidade do Rio de Janeiro (RJ). A população acompanhava estarrecida às imagens dos moradores dos complexos da Penha e do Alemão, na Zona Norte, recolhendo dezenas de corpos na mata no dia posterior ao que viria ser a ação policial mais letal da história do estado. Ao todo, foram 121 mortos — 117 civis e 4 policiais — e 99 prisões. Os moradores relataram ter vivido cenas de terror que não poderão ser superadas. A equipe da Justiça Global, que acompanhou as diligências e mobilizações in loco diante da tragédia e graves violações anunciadas, documentou uma série de inconformidades que vão da ilegalidade e desproporcionalidade da ação à destruição de provas e omissão no resgate de corpos. O relatório partiu dos Princípios da ONU sobre o Uso da Força e o Protocolo de Minnesota.

IV Dossiê Vidas em Lutas: criminalização e violência contra defensoras e defensores de direitos humanos no Brasil 2019-2022

(2022) A quarta edição do Dossiê Vidas registra um retrato histórico do Brasil de Jair Bolsonaro, com estudos nos quais as organizações que integram o Comitê Brasileiro analisam a precarização do Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos, Comunicadores e Ambientalistas (PPDDH), como responsável pelo aumento de mortes e de ameaças a DDHs no país.