Perguntas frequentes

O que a Justiça Global faz?

A Justiça Global é uma organização não governamental sem fins lucrativos que, desde 1999, atua na defesa e promoção dos direitos humanos, por meio da incidência nos mecanismos internacionais de direitos humanos, na produção de dados e acompanhamento de casos emblemáticos, com foco na proteção da/os defensoras/es de direitos humanos e da democracia; na justiça socioambiental e climática; e no combate à violência institucional e na segurança pública.

Preciso de assessoria jurídica. A Justiça Global pode me ajudar?

Na justiça interna, a Justiça Global atua apenas nos tribunais superiores (STJ, STF). Não atuamos diretamente no sistema de justiça interno (como em tribunais e fóruns regionais). Recomendamos que procure a Defensoria Pública de seu Estado e cidade.

Sou um/a defensor/a de direitos humanos e sofro ameaças ou outras violências. A Justiça Global pode me ajudar?

A Justiça Global presta apoio a defensoras e defensores de direitos humanos por meio de orientações sobre acesso às políticas públicas de proteção e por meio de oficinas de proteção integral. Entre em contato pelo formulário acima.

Como a Justiça Global escolhe os casos para atuação?

A Justiça Global trabalha com casos emblemáticos de violações de direitos humanos, que passam por criteriosa avaliação dos especialistas da equipe, para que assim sejam reparadas e criem padrões de regulamentação e medidas de não repetição.

A organização presta serviço ou tem conexão com empresas privadas e com o poder público?

Não. A Justiça Global é uma associação social sem fins lucrativos que atua pelo interesse público ao defender e promover direitos humanos. Não está vinculada a nenhum governo ou empresa brasileira, não aceitando doações do governo brasileiro para manter a independência na atuação.

A Justiça Global tem associação com algum partido político?

Não. A Justiça Global é apartidária, não tem vínculo com partidos políticos.

Como posso apoiar o trabalho da Justiça Global?

Acompanhe e divulgue nossas atividades em nosso site e nas mídias sociais. Compartilhe também nossas publicações, a fim de promover os direitos humanos.

Como fazer parte da Justiça Global?

Para fazer parte da equipe da Justiça Global, acompanhe a página Trabalhe Conosco. Lá, você encontra os editais de contratação de funcionários, bem como de prestadores de serviços e consultores.

De onde vêm os recursos financeiros da Justiça Global?

A Justiça Global capta recursos de fundações filantrópicas privadas brasileiras e internacionais, além de agências de desenvolvimento. A organização não recebe recursos diretamente de empresas privadas ou do governo brasileiro. As transações financeiras são auditadas de forma independente e os recursos são destinados para despesas administrativas, recursos humanos e para o desenvolvimento de atividades. Saiba mais sobre isso acessando a página Transparência.
Contato