Apoie esta causa

Lançamento do livro “Reparação integral de danos socioambientais e a repetição que se anuncia em Minas Gerais”

Em meio às atividades de planejamento da Articulação Internacional dos/as Atingidos/as pela Vale, a Justiça Global lança o segundo volume da Coleção Caminhos, o livro “Reparação integral de danos socioambientais e a repetição que se anuncia em Minas Gerais”, nesta segunda-feira (29/1). O livro é de autoria das advogadas populares e pesquisadoras Layza Queiroz e Carolina Spyer e discute a garantia da reparação integral a atingidos por danos socioambientais, a partir do direito interamericano, tendo o desastre-crime do rompimento da barragem de rejeitos em Mariana-MG, em 2015, e a luta das/os atingidas/os como ponto de partida.

O lançamento contará com a presença da coautora do livro Layza Queiroz; além de Melisanda Trentin, coordenadora do programa de Justiça Socioambiental e Climática da Justiça Global; Luiz Paulo Siqueira, do Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM) e Laura de Freitas Aranha Falcão, da Comissão de Atingidos de Barra Longa.

Leia a sinopse:

– Os danos devastadores da mineração no Brasil ficaram evidentes no caso do rompimento da barragem de fundão. Além dos graves danos ambientais dessa atividade historicamente associada ao colonialismo, os direitos das pessoas especialmente no entorno dessas atividades minerárias também têm sido sistematicamente violados, como evidenciam as autoras. Assim, neste estudo, elas abordam a aplicação do princípio da reparação integral, uma ferramenta jurídica para fortalecer as lutas de resistência de atingidos e atingidas por danos ambientais, rumo a um bem-viver possível.

Acesse nosso acervo e baixe o livro gratuitamente!

Lançamento do livro “Reparação integral de danos socioambientais e a repetição que se anuncia
Quando? Segunda-feira (29/01), às 20h.
Onde? Casa Terra, em Belo Horizonte–MG,
Entrada gratuita e aberta ao público.

Saiba mais:

 

 

 

Inscrição gratuita

Inscreva-se!

Inscreva-se!

* campos obrigatórios