
No dia 18 de setembro, das 17h às 20h, será realizada no auditório da ABIA (Av. Presidente Vargas, 446, 13º andar–Centro, Rio de Janeiro) a quarta edição da Análise de Conjuntura, encontro mensal promovido pelo Ibase, Abia e Justiça Global. A atividade é gratuita, aberta ao público e não exige inscrição prévia.
Nesta edição, o tema será a proteção de defensoras e defensores de direitos humanos na América Latina, diante do avanço da criminalização, das ameaças e da repressão que marcam a região.
Conforme a organização Global Witness, em 2023, mais de 300 defensoras e defensores foram assassinados no mundo, sendo que mais de 70% dos casos ocorreram na América Latina.
Colômbia, México, Brasil e Honduras estão entre os países mais letais para quem atua na defesa da terra, do território e dos direitos ambientais. Além da violência física, defensoras e defensores enfrentam campanhas de difamação, judicialização e restrições de mobilidade impostas por Estados e empresas.
O debate se inspira no lançamento da segunda edição da pesquisa Na Linha de Frente, realizada pela Justiça Global e a Terra de Direitos, e contará com os testemunhos de três defensoras internacionais atualmente acolhidas pelo Centro de Proteção Integral (CEPI), iniciativa da Justiça Global de acolhimento e realocação temporária para defensores/as de direitos humanos que trabalham na América Latina e estão em situação de risco de vida, emergência ou estresse extremo devido ao seu trabalho político.
Sobre o evento
As Análises de Conjuntura são uma metodologia de diálogo criada por Betinho (Herbert de Souza) e buscam abrir espaço para reflexão coletiva, troca de perspectivas e construção de estratégias frente aos desafios da atualidade. Sempre em clima de acolhimento e descontração, com direito a lanche, ativistas, intelectuais e movimentos sociais se reúnem para fortalecer a defesa dos direitos humanos e da democracia.
SERVIÇO:
Análise de Conjuntura #4: proteção de defensores de direitos humanos na América Latina
Data: 18/09/2025
Horário: 17h às 20h
Local: Auditório da ABIA – Av. Presidente Vargas, 446, 13º andar – Centro, Rio de Janeiro (próximo à Candelária)
Entrada: gratuita, sem inscrição.
Venha participar e somar forças neste debate essencial para pensar os rumos da região e fortalecer as redes de solidariedade!