
Doe livros para construir uma biblioteca para mulheres até 16 de maio.
A Justiça Global, em parceria com o Centro de Estudo e Pesquisa sobre Mulher e Género na Guiné-Bissau (CEPEMG-GB), está arrecadando livros em português, principalmente aqueles escritos por mulheres e sobre estudos de gênero.
Em dez dias, a equipe da Justiça Global estará com parceiros na Guiné-Bissau, na costa ocidental de África, e aproveitará a ocasião para levar as doações diretamente para as defensoras de direitos humanos que estão construindo a Biblioteca Mindjer.
De 6 a 16 de maio, queremos reunir o maior número possível de livros para contribuir com a criação desse espaço de leitura, trocas e empoderamento.
Saiba mais sobre o CEPEMG-GB.
Por que doar?
Na Guiné-Bissau, é difícil encontrar livros em português — especialmente os que abordam questões de gênero ou são escritos por mulheres. A oferta de livrarias é limitada, livros importados são caros e a falta de infraestrutura dificulta tanto o envio por correio quanto o acesso a livros digitais.
Nesse contexto, bibliotecas são espaços essenciais de acesso democrático ao conhecimento.
O que é a Biblioteca Mindjer?
A Biblioteca Mindjer (em crioulo, “Mulher”) nasce como uma resposta concreta a essa realidade. Ela será um espaço gratuito de leitura e formação crítica, com acervo focado em autoras mulheres nas mais diversas áreas do saber.
Buscamos livros que abordem temas como:
- Equidade de gênero e interseccionalidade;
- Feminismos e mulherismo;
- História da África e negritude nas Américas;
- Meio ambiente, decolonialidade e justiça social;
- Política, ciências sociais, filosofia, matemática e muito mais!
A biblioteca pretende fortalecer a representatividade feminina no campo do conhecimento e contribuir para a construção de uma sociedade mais plural e transformadora.
Como participar?
Doe livros escritos por mulheres e ajude a Biblioteca Mindjer a nascer!
Estamos recebendo:
- Livros novos ou usados (em bom estado), especialmente aqueles escritos por mulheres;
- Obras em português, sobre especialmente os temas citados;
Prazo final para entrega: 16 de maio
Entre em contato pelo e-mail contato@global.org.br ou pelas mídias sociais da Justiça Global para combinar a entrega, na sede da organização, no Centro da cidade do Rio de Janeiro–RJ.
Sua doação faz parte de uma construção coletiva, feita com solidariedade e compromisso com a justiça de gênero.
Vamos ampliar o alcance das vozes femininas no campo do saber!