As afrontas do governo federal ao sistema nacional de prevenção e combate à tortura

Início Notícias e análises As afrontas do governo federal ao sistema nacional de prevenção (...)

As declarações do atual Presidente da República em defesa de práticas de tortura ao longo de sua vida política são públicas e notórias. “Eu sou favorável à tortura, e você sabe isso. E o povo é favorável a isso também”, chegou a afirmar Jair Bolsonaro durante uma entrevista (1). Também se destacam as menções honrosas a conhecidos torturadores da ditadura empresarial-militar, elevando-os à condição de “heróis”. Durante o processo de votação do impeachment da Presidenta Dilma Rousseff, ao declarar seu voto pela cassação de seu mandato, disse: “Pela memória do coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, o pavor de Dilma Rousseff, pelo exército de Caxias, pelas Forças Armadas, pelo Brasil acima de tudo e por Deus acima de tudo, o meu voto é sim” (2). Ustra foi o chefe do DOI-Codi do Exército de São Paulo, órgão de repressão política da ditadura militar. Ali, sob o comando do coronel, ao menos 50 pessoas foram assassinadas ou desapareceram e outras 500 foram torturadas, segundo a Comissão Nacional da Verdade.

Estas e outras declarações similares, entretanto, nunca repercutiram nas indispensáveis medidas de responsabilização que deveriam ter ensejado. Em que pese a afronta direta ao Estado Democrático de Direito e explícita apologia à pratica de um crime de lesa-humanidade, Bolsonaro jamais foi submetido à responsabilização necessária para que fosse garantida a não-repetição de tal conduta.

Eleito à Presidência da República, observa-se que Bolsonaro vem adotando medidas que fragilizam o combate à tortura, prática considerada pelo Subcomitê de Combate à Tortura da ONU (SPT) no Brasil como generalizada desde o momento da detenção, durante interrogatórios e em presídios.

Indício de seus posicionamentos já podia ser verificado na injustificada demora em nomear as organizações da sociedade civil legitimamente eleitas para o Comitê Nacional de Prevenção e Combate à Tortura.

No último dia 10, Jair Bolsonaro editou o Decreto 9.831, extinguindo os 11 cargos de perito do Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura e designando que a participação de peritos em vistorias passa a ser considerada prestação de serviço público sem remuneração, além de não ser mais necessário contemplar questões de diversidade de gênero, raça e região para ocupação de tais cargos.

Na prática, a demora em nomear as organizações da sociedade civil para o Comitê e exonerar os peritos do Mecanismo, o presidente opera o desmonte do Sistema Nacional de Prevenção e Combate à Tortura, criado para dar cumprimento aos tratados internacionais dos quais o Brasil é signatário e atuar de modo a prevenir e combater a prática de tortura e outros tratamentos cruéis e degradantes no país, em especial nas instituições de privação de liberdade.

Com isso, Bolsonaro materializa suas declarações e põe em prática uma política de governo que autoriza a tortura. Tais medidas são inaceitáveis e devem, urgentemente, ser revertidas pelos demais Poderes da República. Não se pode tolerar que o chefe do Poder Executivo de um Estado Democrático de Direito adote medidas, de forma autoritária, para estes fins.

A tortura, nos termos da Constituição Federal, é crime inafiançável e insuscetível de graça ou anistia. Assim, sua prática dever ser prevenida, combatida e, os que a praticarem, devem ser devidamente responsabilizados. Igualmente, devem ser responsabilizados aqueles que à tortura fazem apologia, inclusive e principalmente, os agentes de Estado.

(1) Programa Câmera Aberta – 23/05/1999. Disponível em: https://youtu.be/qIDyw9QKIvw
(2) Discurso de Bolsonaro deixa ativistas ‘estarrecidos’ e leva OAB a pedir sua cassação. Disponível em https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2016/04/160415_bolsonaro_ongs_oab_mdb

Comentários encerrados.