Coordenadora da Justiça Global assume posição na Assembleia da OMCT

Sandra Carvalho

Sandra Carvalho, coordenadora do programa de Proteção de Defensoras/es de Direitos Humanos e da Democracia da Justiça Global e fundadora da organização, é a mais nova membro da  Assembleia Geral da Organização Mundial Contra a Tortura (OMCT).

A candidatura de Sandra foi aceita pelo Comitê Executivo da OMCT ainda em junho e será efetivada no próximo dia 27 de julho, quando a assembleia da organização se reúne.

“Foi com grande alegria que recebi o convite para integrar a Assembleia Geral da OMCT. O convite fortalece a parceria que a Justiça Global tem com a OMCT no campo do enfrentamento à tortura e na proteção de defensoras e Defensores de Direitos Humanos, e abre caminho para novas possibilidades de parceria e de ampliação das frentes de trabalho, fortalecendo lutas em âmbito nacional e internacional”.

O que é a OMCT?

A OMCT trabalha com 200 organizações-membro para acabar com a tortura e os maus-tratos, auxiliar vítimas e proteger defensores de direitos humanos em risco, onde quer que estejam.

Atuando em mais de 90 países, a organização trabalha para proteger os membros mais vulnerabilizados nessas sociedades, incluindo mulheres, crianças, povos indígenas, migrantes e outras comunidades marginalizadas. Empregando táticas de pressão contra governos para mudarem ou complementarem suas leis e políticas, o trabalho da OMCT busca justiça e responsabilização de executores da tortura. 

Desde agosto de 2023, a Justiça Global faz parte da Rede-SOS Tortura. Os integrantes da rede compartilham o compromisso de documentar casos de tortura e maus-tratos, ajudar as vítimas, procurar justiça, além defender reformas jurídicas e políticas e proteger os defensores dos direitos humanos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *