Excluído: Acesse aqui as publicações produzidas pela Justiça Global, como livros, relatórios, folhas informativas, infográficos, folhetos, revistas, manuais, revisões, cartilhas, cadernos, entre outros.

Abrindo Diálogos – Periódico de Direitos Humanos: Vol.2

(2024) A nova edição do periódico trimestral sintetiza reflexões de familiares de vítimas, especialistas e defensores de direitos humanos sobre reparação em casos de violência policial no artigo “Contra a violência do Estado, para uma justiça global: reparação e não-repetição”. 

Contribuições e Recomendações ao Marco de Análise de Crimes Atrozes da ONU

Escrito por Benilda Brito e Tatiane dos Santos Duarte sob coordenação da Articulação para o Monitoramento dos Direitos Humanos no Brasil, Fundação Luterana de Diaconia, Fórum Ecumênico Act Brasil, o Conselho Nacional de Igrejas Cristãsm, a Justiça Global e o Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas – Ibase. O estudo analisa a definição de genocídio da ONU sob perspectiva étnico-racial e de gênero, com base na realidade brasileira, argumentando que a tipificação vigente é limitada por focar em conflitos armados, falhando em contemplar as violências estruturais que atingem populações negra e indígena no país. O objetivo é ampliar o conceito de genocídio para incluir formas estruturais, culturais e ambientais.

O Desenrolar de uma Crise de Direitos Humanos: a extração de areias pesadas e o impacto nos direitos humanos e ambientais em Varela, Guiné-Bissau

(2025) Apesar da ampla oposição da comunidade tradicional Felupe ao longo de mais de uma década, o governo fez avançar o projeto, mais recentemente com uma nova entidade empresarial. Em maio de 2025, investigadores e supervisores da University Network for Human Rights (UNHR), com investigadores da Justiça Global, a especialista em direitos humanos Aua Baldé, e quatro ativistas de direitos da Guiné-Bissau visitaram as aldeias de Nhiquim, Hassuka, Madina e Yale.

Relatório da Missão sobre a situação das Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Internação no Brasil

(2022) Produzido pela relatora Nacional de Direitos Humanos, Isadora Salomão, e pela assessora, técnica Nathalí Grillo, o documento avalia as condições de cumprimento das medidas socioeducativas no Brasil, com visita aos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará, e apresenta recomendações para a superação da realidade de violações no país. A Justiça Global contribuiu com a fotografia documental na missão no Rio de Janeiro.

Atualização do Relatório da Missão Emergencial sobre Genocídio Negro e Racismo nas Unidades Prisionais e Reassentamentos Urbanos Coletivos de Altamira (PA)

(2022) Plataforma Dhesca publica um novo relatório sobre o massacre ocorrido no Centro de Recuperação Regional de Altamira (CRRALT) com atualizações sobre o cumprimento das recomendações feitas em 2020 e o cenário atual da cidade. A Justiça Global, como parte da secretaria-executiva da plataforma à época, contribuiu na publicação.

IV Dossiê Vidas em Lutas: criminalização e violência contra defensoras e defensores de direitos humanos no Brasil 2019-2022

(2022) A quarta edição do Dossiê Vidas registra um retrato histórico do Brasil de Jair Bolsonaro, com estudos nos quais as organizações que integram o Comitê Brasileiro analisam a precarização do Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos, Comunicadores e Ambientalistas (PPDDH), como responsável pelo aumento de mortes e de ameaças a DDHs no país.