Campanha Linha de Frente: conheça a história do Cacique Ládio Veron

A história do Cacique Ládio Veron é um retrato da luta Guarani e Kaiowá pela demarcação de seus territórios tradicionais. O assassinato de seu pai, Cacique Marcos Veron, em janeiro de 2003, e as torturas e ameaças que marcaram a sua trajetória pessoal são parte de um cenário de graves violações de direitos das populações indígenas no Mato Grosso do Sul.

Foto: Thiago Dezan

Em menos de uma década, 270 lideranças Guaranis-Kaiowás foram assassinadas no Estado. Apenas em 2013, 33 indígenas foram assassinados, o que equivale a 62% do total de ocorrências desta natureza no país. Estes números colocam o Mato Grosso do Sul na primeira posição no ranking de homicídios contra indígenas, segundo o relatório do Conselho Indigenista Missionário.

As violações de direitos humanos que acompanham a trajetória do Cacique Ládio Veron, dos habitantes da Aldeia Takwara e da população Guarani e Kaiowá fazem parte de um processo histórico de negação de direitos aos povos indígenas no Brasil. Conheça a sua história e a de um povo que está, há cinco séculos, na linha de frente.

Visite também o site da campanha Linha de Frente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *