
O evento é realizado mensalmente desde março, recuperando a metodologia do defensor de direitos humanos, Herbert José de Sousa, o Betinho.
Ocorreu no último dia 18 a quarta edição da Análise de Conjuntura – construída pelo Ibase com apoio da Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS (ABIA) e da Justiça Global.
Com o tema “Democracia e situação de direitos humanos na América Latina”, as convidadas Alicia Elisa Méndez Medina, da República Dominicana; Lina Margarita Tabares Duque, da Colômbia; e Lissette González, da Venezuela, apresentaram um panorama da luta por direitos nos três países, com o público presente trazendo paralelos para as lutas brasileiras. As três defensoras internacionais foram acolhidas pelo Centro de Proteção Integral (CEPI), iniciativa da Justiça Global de acolhimento e realocação temporária para defensores/as de direitos humanos que trabalham na América Latina e estão em situação de risco de vida, emergência ou estresse extremo devido ao seu trabalho político.
A conversa aconteceu no auditório da ABIA, que fica no Centro da cidade do Rio de Janeiro, e foi inspirada no lançamento da segunda edição da pesquisa “Na Linha de Frente”, realizada pela Justiça Global e a Terra de Direitos, que trata da violência contra defensoras(es) de direitos humanos no Brasil.
O evento foi transmitido no Instagram da Justiça Global e você pode assistir clicando aqui.