A produção de dados, informações e análises, bem como de materiais de mobilização, é fundamental para a construção de debates que visem a consolidação dos direitos. Com base nessa perspectiva, a Justiça Global tem se destacado numa vasta e variada biblioteca de informações multimídias. Confira:  

Relatórios

GRÃO-PARÁ MARANHÃO – Direitos Violados e Lutas por Justiça nos Territórios do Maranhão

Este dossiê é fruto de dois anos de trabalho da Justiça Global, em articulação com organizações da sociedade civil, movimentos sociais e comunidades tradicionais do estado brasileiro do Maranhão, especialmente nos territórios de Alcântara e Açailândia.

A autoria é compartilhada com o jornalista Felipe Duran, que tem sua trajetória no jornalismo investigativo dedicada a visibilizar violações de direitos humanos em contextos de grandes projetos de infraestrutura e mineração no Brasil. Repórter independente desde 2006, Duran realizou uma reportagem especial sobre o megaprojeto porto-ferroviário Grão-Pará Maranhão (GPM) em 2024, publicada pela agência de notícias The Intercept Brasil. Essa parceria confere ao documento profundidade analítica, apuração rigorosa e uma narrativa comprometida com os territórios. O jurista e quilombola de Alcântara Danilo Serejo realizou o trabalho de campo que deu base ao material.

Também fez parte do percurso da construção do dossiê a coalizão de organizações da sociedade civil que passaram a se articular em torno dos impactos do projeto logístico na denominada Articulação anti-projeto Grão-Pará Maranhão. Além de dois encontros na capital do Maranhão em 2024, o grupo vem atuando na incidência em defesa dos direitos das populações atingidas.

O Dossiê Grão-Pará Maranhão: Direitos Violados e Lutas por Justiça nos Territórios do Maranhão reúne e analisa uma ampla base de informações e depoimentos sobre o empreendimento Grão-Pará Maranhão, até o fechamento desta edição, ainda em fase de licenciamento ambiental, evidenciando consequências sociais, ambientais, jurídicas e culturais que já apontam no horizonte.